terça-feira, 16 de outubro de 2012

Rotinas em casa e as crianças...PRA não enlouquecer..rsrrs!


Comportamento Infantil –
Motivos para criar uma rotina em casa...rotinas para o bem!

Pensar numa rotina eficiente para bebês e crianças pequenas exige, é claro, coordenar a intenção de cuidar com o ato de educar. "Nessa fase, as necessidades biológicas, como sono, alimentação e higiene, são tão importantes quanto as afetivas, motoras, cognitivas e sociomorais",





 
 
 
Ter uma rotina  em casa com horários, regras e costumes é uma das coisas que ajudam  a manter nossa sanidade mental e sem risco de taquicárdia..rrsrsrsr!
Brincadeiras a parte, é muito importante para que a familia mantenha uma vida saudavel e para que o casal tenha momentos de intimidade, permite que a família tenha uma vida mais equilibrada e ainda contribui para o desenvolvimento, mental e físico, das crianças.
Em casa, sempre que possível essa rotina acontece, como eu sou á "boadrasta" minhas regras são continuamente concedidas e conversadas antes, eu trabalho em casa , e nem sempre consigo fazer as minhas coisas de trabalho devido as obrigações com a casa e o pequeno, que ja tem 7 anos mas é completamente dependente  pro café, banho e etc..por isso é importante manter o equilibrio, afinal pouca flexibilidade pode ser tão ruim quanto a falta de rotina.
 
O planejamento diário é outro elemento indispensável e pode ser feito numa roda de conversa. Peça que os pequenos participem dando sugestões sobre o que fazer (propor atividades estimula a autonomia e o raciocínio). "Use fotos e desenhos para ilustrar cada atividade e promover o hábito e a previsibilidade da seqüência", sugere a psicóloga Beatriz Cunha, da Universidade Estadual de São Paulo em Assis, no interior paulista. 
A rotina, é importante destacar, não precisa ser sempre a mesma abaixo algumas dicas , não precisa ser uma regra, mas algumas delas são de imensa importãncia:
 
1. Muitos problemas de saúde como diabetes, hipertensão, infarto e obesidade podem começar na infância. Se a criança não tem horário correto para se alimentar, ingere muitos alimentos industrializadas e guloseimas aumentam os riscos de desenvolver essas doenças. Ainda pode sugir dificuldade para ir ao banheiro se nunca souber o horário em que irá comer ou o que fará na hora seguinte. O organismo também precisa de tranquilidade para funcionar bem.

2. A rotina traz segurança as crianças. Desde o bebê que conhece um mundo novo e fica mais tranquilo quando começa a aprender o que vai acontecer até os mais crescidinhos que não sentem medo por saberem que serão buscados na escola todos os dias.


3. Quando você estabelece um ritmo para as atividades do dia, fica mais fácil notar alterações no comportamente das crianças. Se seu filho costuma comer bem no almoço ou tem um pique incrível para brincar no inicio da manhã e começar agir de maneira diferente, você perceberá logo a alteração de comportament, assim poderá ligar logo para o pediatra ou conversar para ver se ele está chateado com alguma coisa.


4. Aprender fica mais fácil. A repetição de eventos e tarefas cria no cérebro as conexões mentais necessárias para memorização e retenção do conhecimento.

5. Facilita lidar com imprevistos. Claro, isso se a sua rotina não for rígida a ponto da familia se perder quando algo sai errado. Não há planejamento perfeito e pais precisam ter um plano B (ou C) e deixar os filhos tranquilos quando precisarem usá-los. Isso ajuda ainda a desenvolver os conceitos de flexibilidade e de adaptação.

6. Rotina ensina as crianças o que é responsabilidade, pois há um esforço de todos, inclusive dela própria, para cumprir o estabelecido. Além disso, elas aprendem que há consequências quando alguém não faz sua parte. Todo grupo fica mais harmônico quando pode se organizar para os compromissos.

7. Por último, mais legal e não menos importante, não tem nada mais gostoso do que sair da rotina. Fazer algo inesperado como dormir um pouco mais tarde, tomar um sorvetão depois da escola é capaz de criar os melhores momentos da nossa vida e aqueles que adoramos lembrar e compartilhar com os outros. Mas é logico que para quebrar a rotina, primeiro é preciso ter uma, certo?
Estabelecer uma rotina diária não é tarefa fácil, é importante ter bastante paciencia e muita organização, não se pode desistir no primeir fracasso, pois toda criança é um pouco reticente a regras.
 
O mais importante para se estabelecer uma rotina é que toda familia coopere e participe, todas as pessoas envolvidas na educação do seu filho,( enteado que é o meu caso né) seja babá, avó, tias e principalmente o pai devem estar dispostos a cumprir as regras estabelecidas.
 
Graças a Deus aqui em casa  meu marido super ultra mega presente em tudo, como as rotinas de tarefa da escola, banho, jantar e tudo que envolve e diz respeito ao filho e a gente, nós três..e essa rotina é imprescíndivel pra que reine como sempre a paz , o amor e sobre tempo pra muitas coisas boas.
 
FAMÍLIA UNIDA COM AMOR...MUITO AMOR!
 
 
Fontes: Revista Crescer Blenda Oliveira, psicóloga da Casa Movimento (SP), Nilton Kiesel Filho, pediatra do Hospital Pequeno Príncipe (SP), Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário